Maionese Artesanal

Maionese Artesanal

28 de Maio de 2020 Off Por Sylvia Watkins
Fazer maionese em menos de 10 minutos! O uso de ovos inteiros, em vez de apenas a gema, torna esta receita de maionese caseira praticamente à prova de falhas e extremamente fácil. Os ingredientes para fazer a maionese são simples – nós apostamos que você os tem em sua cozinha agora. Você precisará do seguinte:
  • Ovo. Você precisa usar ovo para fazer maionese. Nós usamos ovo cru na receita. Pessoalmente, não tenho problemas em adicionar ovo cru à receita, mas se você estiver preocupado em comer ovos crus, compre ovos pasteurizados. Eles são vendidos na seção de ovos do supermercado. Você também pode pasteurizar ovos, basta procurar um tutorial online.
  • Mostarda. Eu sei que nem todo mundo adora o sabor da mostarda, mas quando se trata de fazer maionese caseira, mostarda é uma espécie de ingrediente mágico. Mostarda acrescenta um pouco de sabor, mas também ajuda a manter a maionese estável. Juntamente com a gema de ovo, a mostarda ajuda a emulsionar a mistura, reduzindo o risco de tirar o ponto da maionese.
  • Vinagre ou suco de limão. Apenas um pouco de vinagre de vinho, champanhe e suco de limão adiciona um sabor incrível à maionese, mas também ajuda a estabilizar a mistura.
  • Óleo com sabor neutro. Por óleo com sabor neutro, quero dizer, use um óleo com sabor leve. É adicionado bastante óleo para fazer maionese, por isso é importante gostar do sabor do óleo que você usa. Para uma maionese com sabor limpo, use algo como sementes de uva, açafrão, abacate ou óleo de canola. L Você pode usar o azeite, mas pode ser um gosto um pouco avassalador, por isso prefiro usar uma marca leve e frutada. Você também pode substituir apenas metade do óleo solicitado na receita por azeite e usar algo mais neutro para o resto.
Existem algumas maneiras de fazer maionese. Você pode usar o processador de alimentos com o acessório de tigela pequena, mas um liquidificador ou fabricá-lo completamente à mão funcionará. Os ingredientes à temperatura ambiente são melhores quando se faz maionese em casa. Se você não conseguir esperar o ovo atingir a temperatura ambiente, mergulhe-o em água morna (não quente) por alguns minutos.

Os cinco passos para fazer maionese

Prepare o seu processador de alimentos. Adicione um ovo à tigela do seu processador de alimentos e processe por cerca de 20 segundos. Adicione mostarda, vinagre e sal e processe por mais 20 segundos. Adicione o óleo, em pequenas gotas, até cerca de um quarto do óleo ser adicionado. Adicionar o óleo lentamente é realmente importante. Se você despejar tudo de uma vez, você terá sopa de maionese! Prove a maionese e ajuste com sal adicional e vinagre ou suco de limão. Para obter os melhores resultados de maionese, adicione o óleo lentamente, muito lentamente.

Menor chance da maionese desandar

Ao fazer maionese, a pior coisa, que não pode ser corrigida, é que a mistura se rompe, deixando você com uma bagunça coalhada. A receita que compartilhamos tenta evitar isso de algumas maneiras: usamos um ovo inteiro, que adiciona um pouco mais de líquido à mistura, a mostarda age como um emulsificante desde o início e temos o cuidado de transmitir o óleo lentamente.

Quanto tempo dura a maionese caseira?

Aqui está a coisa mais importante sobre essa receita, sua maionese caseira vai durar enquanto seus ovos estiverem bons. Uma boa regra é que a maionese fique coberta na geladeira por até uma semana, mas você pode perceber que ela dura um pouco mais, dependendo da frescura de seus ovos.

Ingredientes

  • Um ovo grande em temperatura ambiente
  • Uma colher de sopa de mostarda Dijon
  • Uma colher de sopa de vinagre de vinho tinto ou branco
  • Um quarto de colher de chá de sal kosher ou mais a gosto
  • Uma xícara (240 ml) de óleo com sabor neutro, semente de uva, cártamo ou canola são os melhores
  • Uma colher de chá de suco de limão fresco, opcional

Modo de preparo

Se você tiver um processador de alimentos grande, use o acessório menor que acompanha o processador, para que a tigela não seja muito grande para a quantidade de maionese que esta receita produz. Não usar a tigela menor pode impedir que a maionese emulsione, pois a mistura não terá contato suficiente com a lâmina. Caso contrário, faça a maionese com um liquidificador ou à mão. Ou simplesmente faça um lote maior e dobre a receita e use o acessório de tigela padrão. Adicione o ovo à tigela pequena do processador de alimentos e processe por 20 segundos. Adicione a mostarda, o vinagre e o sal. Processe por mais 20 segundos. Raspe as laterais e o fundo da tigela, ligue o processador de alimentos e comece a adicionar lentamente o óleo em pequenas gotas até que cerca de um quarto do óleo tenha sido adicionado. Isso é extremamente importante para a emulsificação adequada. Quando você notar que a mistura está começando a engrossar e emulsionar, você pode ser um pouco menos rigoroso. Com o processador ligado, continue a adicioná-lo lentamente, mas aumente para um fluxo muito fino em vez de gotas de óleo. Quando todo o óleo tiver sido adicionado, raspe o fundo e os lados da tigela e processe por mais 10 segundos. Prove a maionese para temperar e adicione sal, suco de limão ou vinagre extra a gosto. Observe que, se a maionese parecer muito fina, trabalhe lentamente em mais óleo com o processador funcionando até engrossar. E pronto. Sua maionese está pronta pra uso!