Geladinho Gourmet de Maracujá

Geladinho Gourmet de Maracujá

14 de fevereiro de 2020 Off Por Sylvia Watkins

O verão foi a época em que você provavelmente visitou a fazenda da família, comendo tomates frescos recém colhidos ainda quentes do sol, ovos tirado do ninho e leite direto da finta. Mas, fora as frutas e legumes frescos, os verões de nossa infância estavam cheios de lembranças de doces congelados.

Sejam sorvetes, geladinhos ou picolés. Desde os caseiros feitos de maneira rústica em pequenos sacos plásticos limpos que chamamos de geladinho até aqueles picolés longos e delgados comprados em padarias, lambíamos e lambíamos, chupávamos e mordíamos enquanto os sumos doces e pegajosos corriam por nossas mãos e queixos no calor do verão tropical.

Não podemos mais ser crianças, mas não há razão para esquecer o entusiasmo infantil que tínhamos naquele tempo quando recebemos uma guloseima congelada. Algumas coisas devem ser sagradas.

Permitam-me que apresse-me a dizer que qualquer brasileiro que vê essas sementes no picolé, sente uma vontade irresistível de mordiscar entre os dentes somente para ouvir o som crocante fluir. Essa é a melhor parte do geladinho gourmet de maracujá. É feito com a fruta.

Então, como se trata de uma sobremesa congelada, não há problema em usar as sementes e elas também dão um apelo mais estilizado e adulto.

O que é maracujá?

Maracujá é o fruto tropical comum em países e lugares quentes, proveniente da videira Passiflora, um tipo de flor de maracujá. Tem uma casca externa resistente e um centro suculento e cheio de sementes de a cor alaranjada.

Existem vários tipos que variam em tamanho e cor. As variedades roxa e amarela são as mais comumente disponíveis, incluindo:

  • Passiflora edulis. São pequenas frutas redondas ou ovais com casca roxa.
  • Passiflora flavicarpa. Este tipo é redondo ou oval, com pele amarela e geralmente ligeiramente maior que a variedade roxa.

Embora sejam uma fruta tropical, algumas variedades podem sobreviver em climas subtropicais. Por esse motivo, elas são cultivadas em todo o mundo e as culturas podem ser encontradas na Ásia, Europa, Austrália e América do Sul e do Norte.

Benefícios para a saúde do maracujá

Devido ao seu perfil vasto de nutrientes, o maracujá pode oferecer vários benefícios à saúde. Então aproveite as nossas dicas, fazendo seu geladinho Gourmet de maracujá da fruta, degustando esse delicioso sabor enquanto se beneficia de todas as propriedades saudáveis que a sua fruta pode te oferecer. É uma experiência completa e nutritiva além de doce e gostosa.

Rico em antioxidantes Os antioxidantes protegem seu corpo dos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem danificar suas células quando estão presentes em grande número. Isso significa que todo produto antioxidante é um grande aliado na luta contra o câncer, dessa forma, você pode melhorar a sua saúde e se afastar mais da possibilidade de adquirir esse mal, se alimentando de produtos que tenham ação antioxidante como o maracujá.

O maracujá também contém muitos antioxidantes. Em particular, é rico em vitamina C, beta-caroteno e polifenóis. Os polifenóis são compostos vegetais que apresentam uma variedade de efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Isso significa que eles podem reduzir o risco de inflamação crônica e condições como doenças cardíacas.

A vitamina C é um antioxidante importante que você precisa obter da sua dieta. Ele suporta o sistema imunológico e o envelhecimento saudável. O beta-caroteno também é um antioxidante importante. Seu corpo a converte em vitamina A, essencial para preservar a boa visão. Dietas ricas em beta-caroteno vegetal têm sido associadas a um risco menor de alguns tipos de câncer, incluindo próstata, cólon, estômago e mama.

As sementes de maracujá são ricas em piceatannol, um polifenol que pode melhorar a sensibilidade à insulina em homens com excesso de peso, reduzindo potencialmente o risco de diabetes tipo 2 quando tomado como suplemento.

Viu as incríveis propriedades benéficas do maracujá? Agora nós vamos ensinar a fazer um delicioso geladinho gourmet, para que você possa degustar, vamos lá.

Ingredientes:

  • Uma lata e meia de leite condensado
  • Uma caixinha de creme de leite
  • Três sumos de maracujás grandes
  • Quinhentos mililitros de leite
  • Sementes de maracujá à vontade para decoração

Modo de preparo:

  • Primeiro você irá precisar retirar a polpa das frutas do maracujá. Isso é simples, basta passá-las por uma peneira para que todas as sementes sejam retiradas.
  • Você deve guardar algumas delas para a decoração, não se esqueça.
  • Depois disso, você precisará colocar todos os outros ingredientes restantes dentro de um liquidificador e bater por no mínimo 5 minutos ou até que os ingredientes incorporem e estejam devidamente diluídos. Não se esqueça que quanto mais você bater mais cremoso ele ficará, portanto capriche nessa parte.
  • Após isso, basta despejar O conteúdo nos saquinhos. Porém, lembre-se de colocar primeiro algumas sementes para depois colocar o líquido. Após todos os saquinhos estarem devidamente amarrados, leve ao congelador por no mínimo seis horas.