Broa de Fubá com Queijo

Broa de Fubá com Queijo

25 de Maio de 2020 Off Por Sylvia Watkins
Se você está aqui, com certeza é porque você é um grande amante de alimentos que possui o milho como principal ingrediente. Não é de se estranhar, é um alimento super nutritivo muito comum na culinária brasileira, sendo ingerido diariamente de diversas formas por todos nós. O famoso bolo de milho, ou até mesmo aquele bolo quentinho que você compra nos finais de semana ou após o expediente longo de trabalho, em padarias ou estabelecimentos exclusivos para vendas de bolo. Esse é o bolo de fubá. E todos sabemos, é muito gostoso. Fica realmente difícil resistir à um delicioso bolo de milho durante a tarde acompanhado de uma xícara de café quente. Isso é basicamente impossível! O bolo de Fubá é um bolo brasileiro que é servido no café da manhã ou como lanche da tarde. Se decorado com uma cobertura de chantilly e frutas, também pode ser uma excelente base para uma sobremesa leve e fresca. Este bolo é tão versátil que você pode adicionar sua própria variedade de ingredientes para criar suas próprias “fatias do céu”, dependendo dos seus níveis preferidos de doçura e consistência.

Bolo muito prático

A melhor parte é que a preparação é rápida, pois você basicamente joga a maioria dos ingredientes no liquidificador! Enquanto alguns usam coco ralado ou queijo ralado (comumente parmesão) para uma textura mais rica e cremosa, esta receita é um pouco mais intermediária, oferecendo um bolo úmido que pode ser facilmente acompanhado por uma cobertura leve ou saboroso de café. Essa receita de bolo pode servir até doze pessoas.

Ingredientes

  • Duas xícaras de farinha de milho (fubá)
  • Uma xícara de farinha de trigo
  • Uma xícara e meia de açúcar
  • Uma colher de sopa de fermento em pó
  • Três colheres de manteiga
  • Meio litro de leite integral
  • Uma xícara de queijo ralado
  • Três ovos
  • Uma colher de chá de sal
  • Açúcar em pó para confeitaria

Modo de preparo

Pré aqueça o forno em duzentos graus. Unte levemente uma forma com manteiga ou óleo vegetal. Exceto pelo açúcar em pó, coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture até formar uma massa lisa. Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por cerca de quarenta e cinco minutos, ou até o bolo crescer e um palito de dentes said limpo ao ser espetado. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por dez minutos. Solte delicadamente o bolo dos lados da panela com uma faca e inverta-o em um prato. Vire o bolo com o lado direito para cima e, opcionalmente, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Este bolo deve ser embrulhado e armazenado na geladeira. Mantém-se bem por até 4 ou 5 dias.

Benefícios do bolo de fubá

O milho oferece vários benefícios potenciais à saúde. Esses incluem:

Acessibilidade

Os produtores podem cultivar milho com facilidade e rapidez em muitas regiões diferentes do mundo. A hibridação e a domesticação tornaram o milho ainda mais fácil de cultivar, tornando o milho uma mercadoria acessível. Para pessoas com renda muito baixa, especialmente aquelas que vivem em países em desenvolvimento, o milho é uma fonte barata e pronta de calorias, carboidratos e proteínas.

Antioxidantes

Algumas variedades de milho são ricas em antioxidantes, especificamente em um grupo de antioxidantes chamados carotenóides. Antioxidantes combatem os efeitos dos radicais livres nocivos no organismo. Pesquisas sugerem que os radicais livres podem desempenhar um papel no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de várias doenças crônicas.Muitas frutas e legumes, incluindo folhas verdes escuras, cenouras e batatas doces, também são ricas em carotenóides.

Fibra alimentar

A fibra pode ajudar na digestão e reduzir o risco de constipação . Algumas pesquisas também sugerem que a fibra pode ajudar as pessoas a viver mais. Um grande estudo de 2011 encontrou uma correlação entre a ingestão de fibras na dieta e um menor risco geral de morte prematura, principalmente por doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias.

Livre de glúten

Embora o milho seja tecnicamente um grão, também é isento de glúten. Isso faz do milho uma opção segura para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten que desejam adicionar grãos à sua dieta.

Rico em proteínas

O milho é mais rico em proteínas do que muitos outros vegetais, tornando-o uma boa opção para vegetarianos e veganos, ou para pessoas que desejam comer mais proteína de fontes não animais. Alguns estudos também sugerem que uma dieta rica em proteínas pode apoiar a perda de peso saudável, reduzindo a fome ou ajudando o corpo a queimar calorias extras.